O câncer de próstata é o tipo de câncer mais incidente em homens. No mundo, é o sexto tipo mais frequente e o segundo mais mortal entre pessoas do sexo masculino. Os números são alarmantes e mostram que 1 a cada 6 homens irá sofrer com o problema. Esse e muitos outros fatores mostram a importância da prevenção, tendo em vista que o diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura. A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade, por isso, exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 45 anos, especialmente quando há fatores de risco como ser negro, ter obesidade ou mesmo histórico familiar da doença. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
O surgimento da campanha.
A Campanha Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina. Ela é mundialmente conhecida como Movember e visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças comuns a pessoas do sexo masculino. O nome veio da junção da palavra inglesa moustache (bigode – símbolo da campanha) com november (novembro).
O mês foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro. Alguns símbolos são utilizados nessa época para fortalecer e fazer referência a campanha, por isso os homens são estimulados a deixar o bigode crescer e as mulheres a utilizarem a cor azul como forma de apoiar a causa.
No Brasil, a campanha foi trazida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Além de buscar a conscientização a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também promove ações e estimula a quebra do preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque. As ações programadas para esse período têm também o objetivo de fortalecer a ideia de que a saúde sempre está em primeiro lugar. Tabus devem ser deixados de lado e a prevenção deve fazer parte da rotina de todos os homens.
Conheça alguns sintomas do câncer de próstata.
- Vontade urgente e repentina de urinar;
- Dificuldade e dor para urinar;
- Diminuição do jato da urina;
- Ter vontade de urinar mais frequentemente;
- Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente ao urinar;
- Dificuldade para iniciar e parar a passagem da urina;
- Urina em gotas ou em jatos sucessivos;
- Necessidade de fazer força para manter o jato da urina;
- Dores na parte baixa das costas (lombalgia) ou na pélvis (abaixo dos testículos);
- Disfunção erétil;
- Dor ao ejacular;
- Sangue na urina ou no esperma;
- Fortes dores corporais e ósseas;
- Dor no testículo;
- Sangramento pela uretra;
- Insuficiência renal.
É importante lembrar que, nas fases iniciais, o câncer de próstata não causa sintomas, fazendo com que aproximadamente 95% dos casos de câncer de próstata já estejam em um estágio muito avançado quando seus primeiros sinais aparecem. Previna-se.