Nos últimos anos, a chikungunya vem se tornando preocupação de saúde pública mundial de forma crescente. A doença, que é causada pelo vírus chikungunya e transmitida por meio da picada de mosquitos infectados, apresenta dores articulares extremas como característica definidora. Apesar de a infecção perdurar por um período de dois a doze dias, as dores nas articulações podem permanecer por vários meses. Felizmente, podemos evitar a doença tomando certas medidas preventivas.
- Conheça o mosquito
O mosquito Aedes aegypti é conhecido por ser mais ativo durante as primeiras e as últimas horas do dia (trata-se de um inseto de hábitos diurnos). Contudo, estes mosquitos podem picar em qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. Além disso, eles preferem permanecer em áreas internas, escuras e com sombra. O local mais comum de reprodução do Aedes aegypti é água estagnada. Inclui-se nessa definição a água encontrada em vasos, pneus descartados, baldes, barris descobertos, garrafas e outros recipientes descobertos. O mosquito sobrevive por até um mês. Entretanto, seus ovos são resistentes ao calor e ao frio, e os insetos podem, portanto, retornar depois do verão e do inverno.
- Elimine o local de reprodução dos mosquitos
O lugar mais comum de reprodução do mosquito é água parada. Portanto, o primeiro passo é não deixar água estagnada em qualquer recipiente descoberto em sua casa. A seguir, procure por qualquer reservatório de água que possa servir como local de reprodução para os mosquitos, como pneus descartados, vasos, latas, garrafas, calhas, tambores e assim por diante.
- Promova limpeza geral em casa e na comunidade
A fêmea do Aedes aegypti é atraída pelo odor de bactérias presentes em água estagnada. Desse modo, quando você limpa os arredores da casa, haverá menos água parada e, consequentemente, menor número de mosquitos.
- Introduza peixes em lagoas ou quaisquer outros corpos de água
Uma vez que lagoas ou outros corpos de água parada podem atrair o Aedes aegypti, os peixes são excelentes para manter a população de mosquitos controlada, pois os ovos e as larvas lhe servirão de alimento. Este método pode ser uma solução para o controle de mosquitos em longo prazo.
- Use armadilhas para mosquitos
As armadilhas criam um ambiente artificial favorável para a reprodução dos mosquitos. A seguir, uma vez que eles tiverem depositado os seus ovos, estes podem ser destruídos manualmente ou substâncias químicas especiais podem ser adicionadas à armadilha para matar as larvas.
- Previna a picada do mosquito
Você pode se proteger das picadas de mosquito usando roupas que cubram o corpo, como calças compridas e camisetas de mangas longas. Verifique também se o material é espesso o suficiente para evitar que os mosquitos penetrem na roupa.
- Use repelentes nas roupas
Pode-se lavar as roupas e deixá-las de molho por 10 minutos em Permetrina, repelente de uso comum. A seguir, deixe-as secar à sombra. Quando forem usadas, vão repelir os mosquitos e diminuir as chances de ocorrência de picadas.
- Use loções corporais e sprays repelentes
O repelente deve conter pelo menos de 30% a 50% de DEET (N,N-dimetil-meta-toluamida). Entretanto, uma porcentagem maior pode causar irritação na pele.
- Fique atento aos sintomas
Além da dor nas articulações, sintomas secundários da chikungunya incluem náusea, vômito, conjuntivite e fotofobia (hipersensibilidade à luz). Em certas ocasiões, o paladar também é afetado.
- Dicas
Existe um esforço contínuo para a criação de nova vacina contra a chikungunya. Estudos mostram que a vacina existente é eficaz por menos de um ano, além do fato de algumas pessoas relatarem a existência de sinais e sintomas associados à doença mesmo depois de vacinadas.
A prevenção é sempre melhor do que a cura, e isso é certamente verdadeiro quando se trata de chikungunya. Siga os passos acima para diminuir as chances de ser infectado pela doença.
Informe-se o máximo possível a respeito da chikungunya, pois isso o ajudará a lidar com a doença de maneira mais efetiva.
Fonte: WikiHow