Blog

Nossa maior especialidade é atender você bem.

Até pouco tempo, o diagnóstico e o tratamento das varizes eram feitos por cirurgiões vasculares e angiologistas, quase que exclusivamente pelo exame clínico e algumas manobras clínicas específicas.

Há alguns anos surgiu a Ultrassonografia Doppler Vascular. Um exame que se baseia no efeito Doppler obtido pela circulação sanguínea nos vasos dos membros inferiores, mostrados pelo ultrassom. O austríaco, Christian Doppler, um dos mais importantes físicos da história da humanidade, desenvolveu estudos sobre a relação entre as frequências sonoras e suas velocidades relativas: o depois chamado de Efeito Doppler, método usado em diversos campos da ciência e da medicina.

A Ultrassonografia Doppler Vascular hoje é considerada uma ferramenta importantíssima para o diagnóstico de diversas doenças. Trata-se de um exame fundamental principalmente para os pacientes diabéticos, fumantes ou portadores de vasculopatias.

Este método veio revolucionar o diagnóstico das varizes, pois somente com um exame não invasivo, de fácil realização pode-se “visualizar” o sistema venoso profundo e superficial do membro em tempo real e com alta eficácia de diagnóstico. É um exame completamente não invasivo, indolor e que não possui a necessidade de uso de contraste.

A Ultrassonografia Doppler Vascular tornou-se tão útil que, na prática, não se indica mais cirurgia de varizes sem a sua prévia realização, pois com este método é possível não só mapear as veias varicosas visíveis, mas também as veias que não se evidenciam a olho nu, e mesmo a localização das veias perfurantes, que serão ligadas no procedimento cirúrgico.