Blog

Nossa maior especialidade é atender você bem.

Dentro do campo de diagnóstico por imagem, existem diversos tipos de exame. Eles têm diferentes funções e, devido a frequência com que são solicitados pelos médicos, vamos explicar alguns. Lembramos a importância de não interpretar o resultado de exames por conta própria e sempre consultar o médico para orientação adequada.

Talvez o exame mais conhecido do grande público seja o raio-X. Ele usa uma pequena dose de radiação para produzir imagens das estruturas internas do corpo. É utilizado, principalmente, para diagnóstico de fraturas ósseas, lesões e infecções (como a pneumonia).

Outro método que utiliza os raios-X é a tomografia computadorizada, que cria imagens de altíssima resolução espacial de todo o corpo. Inclusive de órgãos internos, ossos,  tecidos de partes moldes e vasos sanguíneos. Nos equipamentos mais modernos é possível inclusive visualização em 3D. Ocasionalmente, faz-se uso de contraste iodado intravenoso para melhor visualização de tecidos normais e eventuais lesões.

A ultrassonografia, também conhecida como ultrassom, acontece por meio de uma sonda que gera ondas sonoras e produz imagens das estruturas internas. Não usa radiação e não tem efeitos prejudiciais. É usada sobretudo para diagnósticos da região do abdome e da pelve, especialmente para mulheres grávidas.

Esses são alguns dos principais exames de diagnóstico por imagem. E você pode encontrar todos eles com muita qualidade na FortImagem.