O mês de outubro foi caracterizado pela campanha de prevenção ao câncer de mama, focado especialmente nas mulheres que são as mais atingidas por esse tipo de enfermidade. Agora, com o mês de novembro, chega uma nova campanha, desta vez focada na saúde dos homens. O Novembro Azul é uma movimentação mundial com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, que atinge exclusivamente o público masculino e que tem seu diagnóstico precoce prejudicado por um motivo muito sério: o preconceito.
A campanha surgiu na Austrália em 1999, sendo chamada de Movember pela união das palavras moustache (bigode) e november (novembro). Ela consistia em os homens deixarem o bigode crescer e realizarem doações a instituições de cuidados com a saúde do homem. O mês foi escolhido por ser o mesmo do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11). Com o sucesso local da campanha, o país adotou medidas de promoção a saúde deste público, criando a Movember Foundation Charity em 2004. A campanha tomou força e se expandiu para diversos outros países com arrecadação de fundos para instituições similares, alguns continuando com o nome Movember e outros escolhendo seus próprios nomes, como no Brasil onde foi chamado de Novembro Azul.
A campanha chegou ao nosso país através do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Ano a ano a campanha tem crescido e se fortalecido, tendo atingido o número de 2200 ações oficiais só em 2016. Do mesmo modo que na ação sobre o câncer de mama, monumentos, edifícios públicos e privados e pontos turísticos são iluminados com a cor característica da campanha. Além disso, diversas personalidades famosas se agregam a campanha para fortalecer a iniciativa, que hoje já faz parte do calendário nacional de campanhas de prevenção.
O câncer de próstata se dá nesta glândula responsável pela produção de esperma, fazendo suas células se multiplicarem de forma desordenada. Ele é o segundo tipo de câncer mais fatal entre homens, atingindo quase um quinto da população. O grande problema é que não existem sintomas iniciais da doença, por isso a importância do exame de toque para detectar a doença em seus primeiros estágios, além do exame de sangue que apenas complementa o diagnóstico, não podendo ser usado como substituto para o toque.
Sintomas comuns de estágios avançados da doença são:
- Vontade urgente de urinar
- Dificuldade de urinar
- Diminuição do jato de urina
- Aumento de frequência urinária
- Dores ósseas
- Insuficiência renal
O principal foco da campanha são os homens acima de 50 anos de idade, ou que tenham histórico da doença na família. Entretanto, muitos homens não realizam o exame pelo constrangimento ou julgamento de outras pessoas. Isso torna o preconceito um dos principais vilões quando se fala em câncer de próstata. Por isso, participe da campanha e incentive seus amigos e familiares a realizarem o exame. Nós da Fort-Imagem apoiamos a saúde de todos.